quinta-feira, 29 de agosto de 2013

TRATAMENTOS

Embolização de Artéria Bronquica

A ocorrência de hemorragia pulmonar maciça é evento de extrema gravidade e de prognóstico reservado. A mortalidade é alta. As condutas disponíveis para o seu controle são: tratamento conservador (oxigenioterapia, posicionamento do paciente em semi- Fowler, reposição volêmica); procedimentos endoscópicos (lavagem brônquica com solução fisiológica gelada, tamponamento com cateter balão ou de Fogarthy); tratamento cirúrgico (ressecção do local afetado) e embolização das artérias brônquicas (EAB). Nos casos em que a cirurgia não pode ser executada, como em pacientes com reserva pulmonar inadequada a embolização das artérias brônquicas(EAB) torna-se alternativa terapêutica de escolha.

Angioplastia das Artérias Caróditas e Vertebrais

Angioplastia das artérias carótidas e vertebrais , é uma modalidade de tratamento, que consiste na destruição mecânica de uma placa de gordura chamada de ateroma, através de um catéter provido de um balão em sua extremidade. Os stents são estruturas metálicas, que na maioria das vezes, são liberadas durante uma angioplastia das artérias carótidas e vertebrais.

Angioplastia das Artérias renais.


É um tratamento que faz a destruição mecânica da placa de gordura chamada de ateroma, ou outros estreitamentos, através de um catéter provido de um balão em sua extremidade. Através dos stents são liberadas por um catéter especial durante uma angioplastia de artéria renal.Essa angioplastia tem como objetivo, reduzir a pressão arterial, melhorar e preservar o funcionamento dos rins.

Aneurisma da Aorta Abdominal


Os aneurismas são definidos como uma dilatação localizada e permanente da parede arterial maior do que 50% do seu diâmetro normal. Os aneurismas da aorta abdominal são mais freqüentes em homens numa proporção de 4:1 e verifica-se que em mais do que 50% dos pacientes a hipertensão arterial está presente.
COMO SE DESENVOLVE?
Os aneurismas derivam de um enfraquecimento da parede arterial, ou de uma solicitação anormal sobre um segmento desta parede, ou então de uma combinação desses fatores. Qualquer tipo de alteração da parede arterial quer congênita ou adquirida, que provoque enfraquecimento ou comprometa a resistência da parede arterial, pode se constituir no agente etiológico da formação do aneurisma em uma artéria.
O QUE SE SENTE?
O aneurisma da aorta abdominal muitas vezes pode ser assintomático, sendo percebido durante um exame clínico ou através de exame complementar para investigar outra doença. O paciente pode referir uma pulsação no abdômen; na palpação percebe-se uma massa pulsátil. Pode o paciente referir um desconforto abdominal mal definido.
Na presença de dor abdominal de início agudo e de forte intensidade é possível que o aneurisma esteja em processo de rotura. No processo de rotura do aneurisma o paciente refere dor abdominal, podendo apresentar hipotensão severa.
COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO?
Normalmente o aneurisma da aorta abdominal é detectado ao exame clínico de rotina quando tem em torno de cinco cm de diâmetro. O Rx simples de abdômen em perfil pode mostrar a calcificação da parede aneurismática, delineando o aneurisma em seus limites.
A ecografia abdominal, em virtude de sua inocuidade, baixo custo e resolutividade, tem sido o exame mais usado para o diagnóstico. A ecografia é usada para seguimento dos aneurismas, naqueles casos não operados.
A tomografia computadorizada proporciona imagens mais precisas que a ecografia, dando informações mais completas em relação aos limites, tamanho e localização do aneurisma.
COMO SE TRATA?
Os aneurismas da aorta abdominal, quando não operados, podem apresentar complicações como a trombose aguda, embolia arterial, corrosão de corpo vertebral e compressão de estruturas vizinhas. Porém, a complicação mais freqüente e temida dos aneurismas é a ruptura. Em virtude basicamente da rotura, é indicada a cirurgia do aneurisma. Os aneurismas, em processo de ruptura ou expansão rápida, são sintomáticos e tem indicação cirúrgica indiscutível.
Os aneurismas assintomáticos têm indicação cirúrgica eletiva e obedecem a alguns critérios, como o risco de ruptura, risco da cirurgia e expectativa de vida do paciente. O risco de ruptura é basicamente relacionado ao diâmetro do aneurisma. Os aneurismas com dimensões maiores têm um risco mais elevado de rompimento.
A cirurgia consiste na retirada do aneurisma, com restabelecimento do fluxo arterial com uso de prótese (cirurgia convencional). Quando se usa a técnica endovascular, é colocada uma prótese internamente ao aneurisma, com exclusão do mesmo.

Cirurgia de Varizes


Varizes são dilatações e tortuosidades que ocorrem nas veias acarretando trombose, dor, sensação de peso e queimação devendo nesses casos o paciente procurar o cirurgião vascular para avaliar qual o melhor tratamento para esse problema: Tratamento clínico, Escleroterapia, microcirurgia, radiofrequencia ou cirurgia convencional essa última consiste na retirada ou não da safena e em microincisões escalonadas para retirada das varizes, com anestesia raquimedular ou local (de acordo com a quantidade de varizes) e em alta precoce para continuar o tratamento em casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário