quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PREVENÇÃO



Evite o stress
Evite atitudes que causam stress. Diante de ocasiões ou atividades estressantes, mantenha a sensatez e evite atitudes descontroladas. Pessoas que vivem em constante stress geralmente costumam acentuar ainda mais o desenvolvimento de varizes.
 Lazer é saúde
Praticar lazer é fundamental para a saúde: proporciona a sensação de bem-estar, favorecendo até o fluxo sangüíneo e linfático. Ter momentos agradáveis desencadeia ações preponderantes em nossa saúde, como o aumento das defesas imunológicas, por exemplo, essenciais na preservação da saúde e prevenção de doenças.

 Mantenha o corpo em equilíbrio
Durante o trabalho e no dia-a-dia, procure ter uma postura correta, principalmente ao sentar, evitando as pernas cruzadas ou os pés por debaixo da cadeira. Evite sobrecargas, como bolsas e malas pesadas.

 Durante as viagens movimente as pernas
Para quem tem varizes, durante as viagens (por exemplo, de avião), quando possível movimente as pernas, ande, levante e abaixe os pés repetidamente, de tempos em tempos.

 Hereditariedade e varizes
Para prevenir as varizes, deve-se observar o tipo que possuí – pequeno, médio ou grosso calibre – e se estamos descuidando de nossa saúde, o que  favorece o aumento do tamanho e o aumento da quantia de varizes.
Caso tenha familiares diretos portadores de varizes, já é um indício para redobrar a prevenção, pois a hereditariedade é um dos fatores de risco no desencadeamento da doença varicosa.
 Continuidade no tratamento de varizes
A continuidade ao tratamento é fundamental. Existem vários métodos de esclerose (aplicação) nas varizes: laser, radiofreqüência e injeção, todos com bons resultados quando bem executados, desde que o paciente dê seqüência ao tratamento e siga as orientações do angiologista.
Somente com esta postura o médico poderá escolher os métodos ideais para cada caso ou associá-los, visando melhor adaptação e resultados satisfatórios.

 Hábitos saudáveis desde a infância

É na infância que começamos a desenvolver o hábito de ingerir líquidos e hidratar o organismo adequadamente pelas manhãs. Assim, as crianças devem ser estimuladas a beber no mínimo um copo de água filtrada ou fervida logo ao acordar, antes do café da manhã.
Também é importante evitar ao máximo o consumo de doces e salgadinhos, valorizando uma dieta saudável e natural a base de frutas e verduras.

 Alimentação e exercícios físicos para o inverno

Para evitar o desenvolvimento de doenças circulatórias neste inverno, se alimente compeixes de água fria, como o salmão, ricos em Omega 3 – excelente para a circulação – que podem fazer parte de uma dieta, incluindo alimentos frescos, mais leves e sem gordura como sopas de legumes e caldos. Entre os exercícios periódicos mais indicados para essa estação estão a caminhada ou a corrida.
 Obesidade propicia o aparecimento das varizes

Cuide do seu corpo como um todo. Pessoas obesas terão uma agravamento considerável do seu quadro.A tendência das varizes, nestes pacientes, é sempre aumentar o calibre, tornando-se mais grossas com o ganho acentuado do peso corporal. O peso normal facilita o tratamento.

 Varizes na gravidez

Durante a gravidez fica proibido qualquerprocedimento cirúrgico.
Quanto ao  tratamento cirúrgico das varizes, é indicado fazer antes ou depois da gestação, nunca durante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário